O Seminarista

Este fala do amor do Senhor Jesus derramado sobre nós, do seu sustento e de sua graça Pertence ao casal Rodrigo e Daniela Soucedo, que foram chamados pelo Senhor para o servi-lo integralmente em sua obra.

30

de

outubro

Resenha de_Como obter o maximo da Palavra de Deus


RESENHA DO LIVRO “COMO OBTER O MÁXIMO DA PALAVRA DE DEUS_ JOHN MACARTHUR JR.”


JR, John Macarthur. Como obter o máximo da palavra de Deus. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 1999.

O Dr. John MacArthur, Jr. é pastor a mais de vinte e cinco anos da Grace Community Church em Sun Valley, Califórnia. É fundador do Master’s Seminary. Formado pelo Seminário Teológico Talbot e autor de várias obras como “Introdução ao Aconselhamento Bíblico”, “Como Educar seus Filhos Segundo a Bíblia”, “Como ser Crente em um Mundo Descrente”, onde as mesmas ganharam destaque no meio evangélico e acadêmico nos dias atuais.
Nesta obra, o autor esclarece dúvidas de abordagens do texto sagrado, técnicas de estudos, e meios pela qual a Bíblia é destacada como Palavra de Deus, usando constantemente uma linguagem simples e prática para o dia-a-dia cristão, bem como estudos acadêmicos e formação do caráter teológico.
Sua literatura é descrita de forma teológica e acadêmica. A mesma é distribuída em dezessete capítulos, divididos em três grandes blocos de estudos. O primeiro fala dos modos utilizados por Deus para relacionar-se com seu povo através de sua vontade revelada na Bíblia; o segundo, demonstra maneiras práticas de como a Bíblia influencia e transforma as vidas; o terceiro é o fechamento da obra. Demonstra como a Bíblia é formada e dividida, a qual ensina e exorta quanto ao bom senso e fidelidade ao texto no momento da exposição da Palavra de Deus.
Em sua primeira abordagem, o autor demonstra a intenção de ambientar o leitor quanto à realidade da pessoa de Deus, ensina princípios básicos tais como: os modos pelos quais Deus interage com sua criação, demonstra a real importância da Palavra, sendo ela a revelação suprema da vontade de Deus escrita, ele ainda salienta ações práticas de defesas da autoridade bíblica que evidencia dois princípios extremamente importantes que são os cernes na vida do pesquisador: a confiança de que a Bíblia é a palavra de Deus e a importância do Espírito Santo na iluminação e compreensão desta Palavra.
No segundo grande bloco, o autor tem por objetivo levar o leitor a entender a palavra de Deus e seus modos práticos de ação sobre a vida do homem. Sendo que ele comprova que a palavra é útil e eficaz, tem o poder de transformar o homem, libertando-o para viver uma nova realidade de vida. Ele considera que a Bíblia é a vontade de Deus e demonstra como compreendermos a aspiração divina, sendo necessária salvação, santificação, submissão à vontade de Deus para tal feito, consistindo em um meio para que se obtenha uma vida cheia do Espírito Santo e consolo no sofrimento pela causa de Cristo. Este pensamento é selado com a abordagem sobre a importância do crescimento espiritual, sobre a questão dos frutos, dá ênfase quanto ao que realmente é dar frutos e o que são estes frutos, finalizando com o exemplo de Jesus e como utilizar a palavra de Deus na batalha espiritual.
No terceiro bloco o autor busca ensinar o leitor dados bíblicos, a formação do Cânon, ensina e questiona quanto ao envolvimento dos cristãos com a Palavra de Deus, ainda revela dados para obter êxito no estudo do texto sagrado, assim propõe um plano de leitura bíblica e como aplicar este ensino adquirido.
A conclusão autoral é de que o estudo da palavra de Deus deve ser mais eficaz e completo, para que os resultados obtidos alcancem êxito. Sendo responsabilidade de Teólogos, pastores e estudantes o convívio mais intenso com o texto sagrado.

Este pequeno esboço do Dr. MacArthur é de grande valia para o estudo e analise bíblica, compreensão da realidade pastoral e para formação de um caráter teológico. Sendo útil o seu uso, juntamente com outras ferramentas tais como Dicionários, Atlas e Comentários Bíblicos na preparação de sermões e estudos bíblicos,
Saliento ainda que, o anseio do autor em instigar nos seus leitores forte desejo quanto ao estudo bíblico surtiu em meu coração grande efeito. Compreendo que o estudo bíblico está a quem da mera leitura bíblica, antes é necessário uma busca rebuscada e intensa de ferramentas eficazes de nos mantermos cada vez mais fiéis na exposição bíblica.

por Rodrigo Barbosa Soucedo 

Arquivado em: Sem categoria I

2 Comentários »

  1. Comentário por allisson — 12 de maio de 2009 (15:44)

    vai tomar no cu porra desgrasa cu de porra

  2. Comentário por Paula — 19 de agosto de 2009 (16:48)

    Poxa cara se vc não gosta não entra o site eh sobre Deus nao precisa chingar!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

Feed RSS dos comentários deste post. URL de TrackBack

Report abuse Close
Am I a spambot? yes definately
http://oseminarista.blog.terra.com.br
 
 
 
Thank you Close

Sua denúncia foi enviada.

Em breve estaremos processando seu chamado para tomar as providências necessárias. Esperamos que continue aproveitando o servio e siga participando do Terra Blog.